sexta-feira, 10 de agosto de 2012


O objetivo do Seminário é o de promover a troca de experiências sobre o exercício da Arte e Educação nos mais diversos setores (fugindo da já recorrente ideia de que esse seria um exercício exclusivo no ambiente escolar), traçando um esboço não só das ações que acontecem no momento, mas aquelas que acontecerão a médio e a longo prazo na nossa cidade.

Programação do 1º Seminário de Arte e Educação do Rio de Janeiro

http://www.canalcontemporaneo.art.br/cursoseseminarios/
http://1siaerj.blogspot.com.br/

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Por incrível que pareça, em um intervalo de cinco anos (1964-1969) durante a Ditadura Militar, o Brasil teve 17 Atos Institucionais!!! Vou apresentar aqui 6 Atos Institucionais que deram base para instalação da Ditadura Militar e/ou aumentaram a repressão aos inimigos do novo governo

Os Atos Institucionais foram decretos emitidos durante os anos após o golpe militar de 1964 no Brasil. Serviram como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extra-constitucionais.
- Ato Institucional nº1: Escrito em 1964. Com 11 artigos, dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar mandatos legislativos, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que tivesse atentado contra a segurança do país, entre outras determinações.
- Ato Institucional nº2: Escrito em 1965. Com 33 artigos, instituiu eleição indireta para presidente da República, dissolveu todos os partidos políticos, reabriu o processo de punição aos adversários do regime, estabeleceu que o presidente poderia decretar estado de sítio por 180 dias sem consultar o Congresso, entre outras determinações.
- Ato Institucional nº3: Escrito em 1966. Estabelecia eleições indiretas para governador e vice-governador e que os prefeitos das capitais seriam indicados pelos governadores, com aprovação das assembleias legislativas. Estabeleceu o calendário eleitoral, entre outras determinações.
- Ato Institucional nº5: Escrito em 1968. Este ato incluía a proibição de manifestações de natureza política, além de vetar o “habeas corpus” para crimes contra a segurança nacional. Concedia ao Presidente da Republica enormes poderes, tais como fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos parlamentares, entre outras determinações.
- Ato Institucional nº13: Escrito em 1969. Endureceu ainda mais o regime militar, institucionalizando o banimento ou expulsão do Brasil de qualquer cidadão que fosse considerado inconveniente para o regime.
- Ato Institucional nº15: Escrito em 1969. Estabelecia que todo condenado à morte seria fuzilado se, em 30 dias, não houvesse por parte do presidente da República a comutação da pena em prisão perpétua. Previa-se também a prisão de jornalistas cujas notícias estivessem em desacordo com o regime.

 http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-republica/ditadura-militar/6-atos-institucionais-do-regime-militar/

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ditadura no Brasil - Documentário Completo



 


Documento de adesão da Vila Real da Praia Grande à Independência do Brasil, em 1822.
O livro de Atas compreende o período de 1819 a 1828. Acervo: Arquivo Divaldo Aguiar - Câmara Municipal de Niterói.


Exposição Cabaret
Mostra será inaugurada no espaço cultural com entrada franca nesta sexta-feira. As obras foram produzidas por jovens artistas, na maioria, alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Confira em: http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cultura-e-lazer/cabaret-em-exposicao-na-sala-de-cultura-leila-diniz-em-niteroi

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Dia 21 de Agosto, as 16 hs - Bibliotena Nacional - Rua México sn - Centro - Rio de Janeiro
Entrada Franca.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Revista Ciência Hoje: acervo digitalizado
Acervo completo da revista Ciência Hoje está atualmente disponível para consulta, em formato digital, na internet. 
Para comemorar os 30 anos do Instituto Ciência Hoje (IHC) e da revista Ciência Hoje, uma das mais prestigiadas no gênero de divulgação cientifica no Brasil, o IHC lançou recentemente um acervo digital com todas as edições da publicação. Com o novo acervo digital, o leitor poderá acessar todas as edições da CH digitalizadas, desde seu primeiro número. São milhares de páginas e mais páginas sobre ciência publicadas ao longo das últimas três décadas.
Para ter acesso a todo esse material de enorme importância histórica, científica e para a divulgação da ciência no Brasil, não é preciso, a princípio, senha ou cadastro. Basta clicar no link no fim desta página ou no botão disponível na página da revista na CH On-line. Segundo a revista, o acervo é gratuito durante o mês de julho. Acesse: http://assinaturadigital.cienciahoje.org.br/revistas/